top of page

Micologistas Associados

DSC_1914_edited.jpg

Equipe composta por profissionais altamente qualificados

A incidência de infecções fúngicas têm crescido ao longo dos últimos anos. Porém, o mercado ainda carece de profissionais qualificados para identificar tais agentes de maneira correta. Isto pode comprometer o diagnóstico precoce, essencial para a instituição do tratamento adequado. Pensando nisso, nossa equipe reuniu profissionais com experiência na identificação de fungos, dando origem ao Micologistas Associados, um projeto de extensão da UFMG (SIEXBRASIL n.º 302387), cujo objetivo é prestar com excelência a identificação de fungos em amostras clínicas.

Participam deste projeto professores da UFMG, bem como a Dra. Rachel Basques Caligiorne (Santa Casa BH). 

Membros

Susana Johann
susanacirculo.png
Professora adjunta no Departamento de Microbiologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Bióloga formada na UNIOESTE, mestre em Biotecnologia pela UFSC e Doutora em Microbiologia pela UFMG, com pós-doutorado na UFMG e Fiocruz. Têm experiência em Microbiologia, com ênfase em Micologia. Atua principalmente nos seguintes temas: candidíase, criptococose, paracoccidioidomicose, busca de novos fármacos com atividade antifúngica.
Latteshttp://lattes.cnpq.br/7244522592099497
Daniel de Assis Santos
Daniel.jpg
Professor Associado ao Departamento de Microbiologia/UFMG. Farmacêutico, Mestre e Doutor em Microbiologia (ênfase em Micologia) pela UFMG. Realizou estágio de pós-doutorado com ênfase na interação fungo-hospedeiro na USP. Tem experiência na área de Microbiologia/Micologia, com especial interesse em mecanismos de resistência aos antifúngicos e de patogenicidade em modelos e interação entre fungo e hospedeiro.
Latteshttp://lattes.cnpq.br/8594246013269311
Carlos Augusto Rosa
Carlos.jpg
Professor titular do Departamento de Microbiologia do ICB/UFMG. Biólogo e mestre em microbiologia pela UFMG, Doutor em Microbiologia pela UFRJ. Realizou estágio pós-doutoral na University of Western Ontario.​ Possui experiência em taxonomia e biodiversidade de leveduras, fermentação para a produção de cachaça, cervejas especiais e queijos artesanais, produção de substâncias antimicrobianas por fungos, além da caracterização fisiológica e molecular de fungos de interesse clínico.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7261961344060120
Danielle Letícia da Silva
Dani.jpg
Bióloga, mestre, doutora em Microbiologia pela UFMG. Possui pós-doutorado em Microbiologia pela UFMG e pela Brown University (EUA). Possui experiência em Microbiologia, em especial microbiologia médica, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico micológico, atividade antifúngica de produtos naturais e sintéticos (perfil de sensibilidade a antifúngicos), biofilmes, fatores de virulência de fungos de interesse médico e modelo murino de criptococose e modelos invertebrados de infecção.
Latteshttp://lattes.cnpq.br/6909513430234807
Silvia Maria Cordeiro Werneck
Silvia.jpg
Bióloga, mestre em Microbiologia pela UFMG. Tem experiência em modelos experimentais de infecções fúngicas, fatores de virulência, terapias antifúngicas e interação microrganismo-hospedeiro. Domina técnicas de identificação de microrganismos por biologia molecular e imunologia.
Latteshttp://lattes.cnpq.br/1522429705133327
Rachel.jpg
Rachel Basques Caligiorne
Docente-pesquisadora do Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Bióloga, Mestre e Doutora em Microbiologia pela UFMG, fez estágio pós-doutoral no Museu de História Natural de Paris e pelo CBS (Centraalbureau voor schimmelcultures). Tem experiência na área de Taxonomia Molecular e Identificação de espécies de Fungos e Protozoários, com ênfase nos estudos em Biodiversidade, Bioinformática, Bioprospecção de Medicamentos e Diagnóstico de Doenças Infecto-Parasitárias.
Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315276120224887
Atualizações em breve
bottom of page